Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Rua 15 de novembro, 364

CEP 96.508 - 750

Cachoeira do Sul - RS

Telefone:(51)3724.6017

Contatos:

museu@cachoeiradosul.rs.gov.br

pesquisamuseucachoeira@gmail.com

Histórico do Município



Ely Costa Marciniak

Ely Costa Marciniak

Ely Costa Marciniak

Naturalidade: Cachoeira do Sul

Data de Nascimento: 28 de abril de 1929

Filiação: Nelso Costa e Dímpina Mendonça Costa

Casamento: Ignácio Miguel Marciniak

Profissão: Professora

Formação Acadêmica: Mestrado em Teoria Literária - PUC/RS; Bacharelado e Licenciatura em Letras Neolatinas - PUC/RS; Especialização em Teoria Literária e Habilitação em Supervisão Escolar para Ensino Médio - UNISINOS/S.L.

Cargos e Funções: Vereadora (sem remuneração), MDB, 1969-1972; Diretora da FAFIL, Faculdade de Filosofia; Diretora de Escola Estadual, Diretora do Caderno de Cultura - Correio Popular; Presidenta da FUNVALE (Fundação do Vale do Jacuí), 1995-1996.

Outras Atividades: fundadora do Grupo Poetas do Vale, 1976 e da COOPECOM; 1980; membro do Conselho de Saúde, 1989 - 1995; fundadora do PSB, 1986; colaboradora em diversos jornais e revistas.

Desde cedo a poesia e a poesia e a política fazem parte da vida de Ely Costa Marciniak. Em menina, escrevia poesia de cunho patriótico para as "Horas Cívicas" da escola, substituindo-as, na adolescência, por canções de amor. A partir dos 8 anos passou a sofrer com as prisões do pai, político de esquerda. Aprendeu a compreender, junto à mãe, as lutas e o ideal do seu pai. Anos mais tarde também seu irmão e seu marido foram presos. Amigos desapareceram ou foram mortos. Sua liderança foi importante no surgimento do Grupo Poetas do Vale, assim como na fundação da COOPECOM. A cooperativa oferecia o jornal A Voz do Vale, Clube do cinema, biblioteca, livraria, publicidade e propaganda, artesanato, decoração de festas, espaço artístico, editoração das Antologias dos Poetas do Vale, e outras. Ely sempre teve participação ativa na comunidade, integrando diversos conselhos e cooperativas e tem sido incansável na luta em prol do ensino superior de qualidade e acessível a todos. Teve várias publicações em jornais e livros, além de serem de sua autoria os hinos oficiais da FENARROZ e Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura. Como reconhecimento pelo seu trabalho na área de educação e cultura, recebeu inúmeras homenagens. Em 2008 foi destaque na Semana da Mulher, em Cachoeira, e recebeu do Governo do Estado o prêmio Ana Terra, que é concedido às mulheres que se destacam pelo trabalho comunitário. Esta é a vida e o verso de Ely Costa Marciniak.





Fotos e Galerias



S-museu S-Info Webmail

 

Horário de Visitação ao Público:

Terça a sexta-feira :Manhã: 8:30 às 11:30 Tarde: 14:00 às 17:00

Sábados e domingos: Tarde: 14:00 às 17:00

Agendamentos para visitação mediada:  pelo telefone: (51) 3724-60-17 ou no Museu

Dias da semana: 3ª e 6ª feira: manhã- 9h e tarde - 14h.

S-Maq