Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Rua 15 de novembro, 364

CEP 96.508 - 750

Cachoeira do Sul - RS

Telefone:(51)3724.6017

Contatos:

museu@cachoeiradosul.rs.gov.br

pesquisamuseucachoeira@gmail.com

Histórico do Município



Adoção do nome Cachoeira do Sul

Adoção do nome Cachoeira do Sul

MUDANÇA DO NOME DE CACHOEIRA (1943 – 1944)

 

    Conforme notícias colhidas na coleção do jornal O Comércio, nos anos de 1943 – 1944, do acervo do Museu Municipal, sabemos que o Conselho Nacional de Geografia, atendendo à determinação do Governo Federal em eliminar a duplicidade de nomes de cidades em todo o Brasil, resolveu mudar a denominação de Cachoeira para Itapeva, pois o direito de conservação do nome original cabia à Cachoeira, da Bahia, município mais antigo que o nosso.

    O Prefeito da época, Cyro da Cunha Carlos, tendo sido comunicado da mudança, convocou uma reunião em seu gabinete para informar as principais lideranças cachoeirenses, colher seus pareceres e sugestões. Compareceram à reunião: Julio Castagnino, Theobaldo C. Burmeister, João Minssen, Aracely Costa, Capitão Ciro Abreu, Achylles Figueiredo, Silvio Dutra de Albuquerque, Jacintho Dias Filho, Nestor Terra, Diamantino Carvalho, Nilo Fernandes Barbosa e Carlos Möller Sobrinho, quando ficou acertado novo encontro para apresentação de outra sugestão de nome.

    Como houve grande divulgação da mudança de nome na imprensa, o jornal O Comércio recebeu muitas manifestações contrárias, como contrária foi também a decisão das pessoas que o Prefeito convocou.

    O jornalista Carlos Möller Sobrinho, em nome do jornal e atendendo aos pedidos de seus leitores, telegrafou ao Cel. José de Lima Figueiredo, do Ministério da Guerra, solicitando a permanência do nome Cachoeira, acrescido da palavra Sul para diferenciá-la das homônimas. Em resposta, o Secretário Geral do Conselho Nacional de Geografia deu como “aceitável” o nome “Cachoeira Sul”.

    Em 1/10/1943, João Minssen publicou um longo artigo n’O Comércio defendendo a manutenção do nome Cachoeira, apresentando razões fundamentadas na nossa evolução histórica e econômica.

    Finalmente, o jornal noticiou em sua edição de 5/1/1944 que estava oficialmente decidido que o nome da cidade passaria a ser “Cachoeira do Sul”, fato consolidado pelo Decreto-lei n.º 720, de 29/12/1944, assinado pelo Interventor Federal no RS, Ernesto Dornelles.

 

Observação: a mudança dos nomes das cidades homônimas foi motivada pelas dificuldades que os Correios e Telégrafos tinham em determinar a localização do Estado a que pertenciam. Os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e História levavam em consideração a importância dos lugares e quando houvesse igualdade material, prevaleceria a antiguidade. Segundo João Minssen, no artigo acima citado, o critério de antiguidade não podia ser negado pelos cachoeirenses. Entretanto, pelos dados conhecidos, nossa cidade estava “em primeiro lugar pela área territorial municipal, pela importância comercial e também pela população...”

 

Mirian Ritzel, 27/4/2004.

   

 

 

 

 





Fotos e Galerias



S-museu S-Info Webmail

 

Horário de Visitação ao Público:

Terça a sexta-feira :Manhã: 8:30 às 11:30 Tarde: 14:00 às 17:00

Sábados e domingos: Tarde: 14:00 às 17:00

Agendamentos para visitação mediada:  pelo telefone: (51) 3724-60-17 ou no Museu

Dias da semana: 3ª e 6ª feira: manhã- 9h e tarde - 14h.

S-Maq