Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Rua 15 de novembro, 364

CEP 96.508 - 750

Cachoeira do Sul - RS

Telefone:(51)3724.6017

Contatos:

museu@cachoeiradosul.rs.gov.br

pesquisamuseucachoeira@gmail.com

Histórico do Município



João Pedro Paz

João Pedro Paz

 

JOÃO PEDRO PAZ


NASCIMENTO: Caçapava, 29 de novembro de 1922.

Registrado em Cachoeira por volta de 1927.

FILIAÇÃO: Cássio Rodrigues Paz, mais conhecido por Ramão Paz, Ana Miguelina Machado Paz.

CASAMENTO: Iole Tredici Paz, natural de Pescia, Itália, com quem teve os filhos Pedro Ulderigo, nascido na Itália, e Ana Maria.

PRIMEIROS TEMPOS: Quando veio para Cachoeira, com cinco anos de idade, os pais adquiriram uma chácara no Passo d’Areia, proximidades do atual Aeroclube. Adolescente, foi trabalhar no tambo de leite de Sílvio Schmidt, nas redondezas do Moinho Trevisan. Seguia para o trabalho já com o material escolar, pois freqüentava as aulas da Prof.ª Medora, na Avenida Brasil. Com 17 anos, seguiu para Porto Alegre.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Morador da Pensão Castelo, o jovem João Pedro alistou-se para o serviço militar, sendo chamado para integrar a Força Expedicionária Brasileira – FEB. Seguiu então para Santa Maria, onde realizou algum treinamento e, no dia 2 de julho de 1944, embarcou em um navio americano, no porto do Rio de Janeiro, e seguiu para a Itália. Tinha o posto de soldado da artilharia. Sua arma era um fuzil semi-automático. Arrastou-se e abriu trincheiras em operações arriscadas, participando de ações decisivas para o término da Segunda Guerra.

UMA HISTÓRIA DE AMOR: Numa das folgas, o soldado João Pedro Paz solicitou licença ao seu comandante e, com um amigo e companheiro de farda, dirigiu-se à cidade de Pescia, onde estava se realizando um baile no clube local. Lá conheceu a italiana Iole Tredici, tendo início uma longa e calorosa história de amor que culminou com o casamento por procuração e a vinda da moça para o Brasil, trazendo nos braços o bebê de três meses, Pedro Ulderigo, fruto desse amor.

CONDECORAÇÕES DE GUERRA: Medalha de Campanha, Medalha de Guerra e Medalha O Patriarca, dentre outras.

A VIDA DEPOIS DA GUERRA: Formado em curso técnico de hotelaria, João Pedro dedicou-se aos trabalhos de garçom, gerente e administrador de hotéis em Porto Alegre e São Paulo, tendo sido, mais tarde, reformado pelo Exército Brasileiro como 2.º Tenente.

Fonte: Entrevista com João Pedro Paz.





Fotos e Galerias



S-museu S-Info Webmail

 

Horário de Visitação ao Público:

Terça a sexta-feira :Manhã: 8:30 às 11:30 Tarde: 14:00 às 17:00

Sábados e domingos: Tarde: 14:00 às 17:00

Agendamentos para visitação mediada:  pelo telefone: (51) 3724-60-17 ou no Museu

Dias da semana: 3ª e 6ª feira: manhã- 9h e tarde - 14h.

S-Maq