Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Horário de Visitação ao Público:

Terça a sexta-feira:

Manhã: 8:30 às 11:30

Tarde: 14:00 às 17:00

Segunda-feira,

expediente interno.

Histórico do Museu



O Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima é uma das principais referências da história e memória do povo cachoeirense.

Criado em 15 de dezembro de 1978, por meio de Decreto Municipal, foi instalado em 15 de dezembro de 1979, na Rua Comendador Fontoura, 146.

No ano de 1986, com a criação do Parque Municipal da Cultura em Cachoeira do Sul, em uma área de 12.591 m², circundada por histórias e lendas locais, destinada a abrigar o Museu Municipal, o Jardim Botânico e o Zoológico Municipal. Assim, o Museu transferiu-se para sua sede própria em 13 de dezembro de 1986, na Rua Silvio Scopel, 502.

Ficou estabelecido e instalado no antigo casarão, uma casa do início do século XX, bastante eclética, no estilo art nouveau mesclado com neoclássico, durante 31 anos.

No ano de 2017, com o restauro do Paço Municipal, o Museu Municipal teve sua reinstalação no dia 3 de agosto.

Atualmente a sede do Museu Municipal encontra-se na Rua 15 de Novembro, 364, hoje ocupando uma área total 793,46 metros quadrados e que na sede antiga era de 197,24 metros quadrados.

O Paço Municipal é um prédio que foi ocupado em março de 1865 primeiramente pelos presos. Após a Câmara cedeu ao Ministério da Guerra para nele ser instalado um hospital militar e, em janeiro do ano seguinte, a Câmara apossou-se de sua sede própria.

Diversas denominações o sobrado de estilo colonial recebeu ao longo de sua existência: Casa de Câmara e Cadeia, Paço, Intendência ou Prefeitura Municipal.

Seu acervo de cunho histórico e antropológico, como manuscritos, aquarelas, ilustrações, fotografias, objetos de uso pessoal e de trabalho, dentre outros, compõem em torno de 32.000 documentos iconográficos e tridimensionais que remetem a mais de 250 anos de história.

Dispõe de uma fototeca com aproximadamente 3.000 fotos da história de nosso município, uma reserva técnica, que serve para conservação e restauração dos objetos e documentos; do setor de extensão, responsável pelo Banco de Dados, palestras, passeio cidade e visitas guiadas; uma secretaria com instrumento de última geração, um scanner planetário para escaneamento de documentos e plantas.

No Paço Municipal, o Museu contempla salas e galerias de exposições de longa duração e temporárias que preservam e difundem a memória da cidade de Cachoeira do Sul.





Fotos e Galerias



S-museu S-Info Webmail

Rua 15 de novembro, 364 - Telefone (51) 3724.6017 - CEP 96.506-630 - Cachoeira do Sul - RS

Site:www.museucachoeira.com.br     E-mail:museu@cachoeiradosul.rs.gov.br

S-Maq