Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Horário de Visitação:

Segunda-feira, expediente interno

Terça a sexta-feira:

Manhã 8h -12h

Tarde: 13h30min - 17h30min

Sábados, domingos e feriados  das 13h30min - 17h30min 

Artigos   Clique no item para ver mais

A importância dos museus municipais
02 de Abril de 1986
Tipo: profissionais
Autor: Lya Wilhelm - Museóloga

Frequentemente, ainda, acredita-se que preservacionismo é sinônimo de atraso e se opõe ao progresso. Nada mais falso.

Conservar a identidade do passado, as raízes da realidade presente, as bases de toda civilização, pode impedir a implosão social. Planejar sem conhecimento do passado, redundará em soluções improvisadas que, por ignorarem o passado, tendem a desconhecer os rumos futuros. O que acontece a uma pessoa desmemoriada repete-se numa sociedade sem espírito preservacionista.

Imaginemos a seguinte situação concreta: se, dentro de cem anos, pudéssemos retornar e nos pedissem para escrever a história da nossa geração e da nossa civilização, a que atribuiríamos, hoje, tanta importância, de que elementos disporíamos para nos desincumbir de nossa tarefa? De que elementos disporíamos se as gerações futuras adotarem nosso comportamento depredador?

É certo que as coleções particulares são importantíssimas. Mas, há o perigo de ensimesmadas e individualistas, essas coleções se perderem exatamente pelo motivo de hoje querermos guardá-las.

Os pequenos museus municipais podem prevenir contra esse perigo. Reunindo o acervo histórico-cultural de uma comunidade, são instituições vivas e ativas que servem ao estudante, ao pesquisador, ao estudioso, ao simples visitante exatamente porque divulgam, tornam real e concreto o passado, facilitando a sua compreensão. Nos museus se aprende mais facilmente, porque seus elementos são bi e tridimensionais. E lá estão para serem vistos e bem vistos, a qualquer hora ou no momento que o interesse ou a necessidade os ditarem.

É bem verdade que todo o acervo de uma comunidade não pode nem deve ser reunido em salas de um museu. Monumentos, prédios, praças, pontes, sítios históricos e a própria fauna e flora de uma região são bens culturais à disposição, principalmente, dos professores que conhecendo-os e usando-os têm neles uma riqueza ainda não explorada.O trabalho escolar poderia se tornar bem menos estático, estéril e desligado da realidade viva e presente.

Não privemos as gerações futuras e os pesquisadores de nossa comunidade e de outras de conhecerem o que nós herdamos, fazemos e legamos.


A importância dos museus municipais

Comentar Este Tema





Fotos e Galerias

S-museu S-Info Webmail

Parque Municipal da Cultura - Rua Dr. Silvio Scopel, 502 - Telefone (51) 3724.6017 - CEP 96.506-630 - Cachoeira do Sul - RS.br

Site:www.museucachoeira.com.br     E-mail:museu@cachoeiradosul.rs.gov

PROGRAMA MUSEU MEMÓRIA E CIDADANIA | MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS | PROJETO QUALIFICAÇÃO E INTERATIVIDADE SOCIAL
Ministério da CulturaDefenderPrefeitura Municipal de Cachoeira do SulAMICUSIPHAN
S-Maq