Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Horário de Visitação:

Segunda-feira, expediente interno

Terça a sexta-feira:

Manhã 8h -12h

Tarde: 13h30min - 17h30min

Sábados, domingos e feriados  das 13h30min - 17h30min 

Artigos   Clique no item para ver mais

IN MEMORIAM LYA WILHELM: Homenagem do COREM 3ª Região
01 de Novembro de 2013
Tipo: profissionais
Autor: COREM 3ª Região

IN MEMORIAM
LYA WILHELM: Homenagem do COREM 3ª Região

Faleceu em 22 de fevereiro de 2013, aos 84 anos de idade, a museóloga e professora aposentada Lya Wilhelm.
Natural de Cachoeira do Sul, RS, Lya nasceu em 14 de julho de 1928. Foi a organizadora e a primeira diretora do Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, criado em 1978.

Lya Wilhelm foi um grande nome da cultura em Cachoeira do Sul. Além do Museu Municipal lhe são creditadas a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural – COMPAHC (1981), do qual foi a primeira presidente, a criação do Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul, desmembrado do Museu Municipal em 1987, a idéia de constituição da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura – AMICUS (1983), sendo sua sócia-fundadora, e o apoio permanente a todas as iniciativas dos departamentos culturais que integram o Núcleo Municipal da Cultura. Suas ações não se restringiram à área cultural, estendendo-se às iniciativas educacionais. Foi diretora da Escola Normal João Neves da Fontoura, hoje Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, professora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul – FAFIL e membro atuante da Comunidade Evangélica Luterana de Cachoeira do Sul. Nos últimos anos, colaborou com o Núcleo Municipal da Cultura de Cachoeira do Sul e participou de ações comunitárias de incentivo à promoção e difusão da cultura.

Com formação superior em Filosofia, na Universidade Federal do RS - UFRGS (1954), Lya Wilhelm foi professora de Filosofia e História. Especializou-se em Administração e Tecnologia Educacional na Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS (1978) e fez curso de Extensão Cultural em Assistência Comunitária em Nürnberg, Alemanha, nos anos de 1960 a 1962.

Na área museológica do Estado, Lya participou ativamente da Associação Rio-Grandense de Museologia, tendo sido Vice-Presidente e Membro do Conselho Regional de Museologia 3ª Região, sempre prestigiando as entidades e a profissão de Museólogo.

Na sua atuação cultural Lya promoveu e participou de publicações de caráter histórico: Calendário Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul (1982); Cachoeira em Jornal – a história da imprensa cachoeirense (1982); A participação de Cachoeira do Sul na Revolução Farroupilha (1985); Retratos de Uma HistóriaEscola Estadual de 1º e 2º graus João Neves da Fontoura -1929/1999- dentre outros, além da publicação de artigos em jornais e revistas e tradução de textos de Língua Alemã para o Português.

Em vida Lya Wilhelm recebeu inúmeros títulos e distinções na sua cidade, Cachoeira do Sul e do Vale do Jacuí (FUNVALE), de Porto Alegre e do Estado do RS (Secretaria da Educação e Assembléia Legislativa do Estado). O COREM 3ª Região vem se juntar a essas entidades, homenageando a competente profissional da Museologia, nossa colega Lya Wilhelm, recentemente falecida.


IN MEMORIAM LYA WILHELM: Homenagem do COREM 3ª Região

Comentar Este Tema





Fotos e Galerias

S-museu S-Info Webmail

Rua 15 de novembro, 364 - Telefone (51) 3724.6017 - CEP 96.506-630 - Cachoeira do Sul - RS

Site:www.museucachoeira.com.br     E-mail:museu@cachoeiradosul.rs.gov.br

PROGRAMA MUSEU MEMÓRIA E CIDADANIA | MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS | PROJETO QUALIFICAÇÃO E INTERATIVIDADE SOCIAL
Ministério da CulturaDefenderPrefeitura Municipal de Cachoeira do SulAMICUSIPHAN
S-Maq