Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Horário de Visitação:

Segunda-feira, expediente interno

Terça a sexta-feira:

Manhã 8h -12h

Tarde: 13h30min - 17h30min

Sábados, domingos e feriados  das 13h30min - 17h30min 

Artigos   Clique no item para ver mais

Dr. Edyr - O Patrono do Museu
10 de Junho de 2011
Tipo: profissionais
Autor: Márcia Severo Patel

 

Dr. Edyr - O Patrono do Museu

 

 

O Museu Municipal de Cachoeira do Sul está de luto,pois seu querido Patrono, Dr. Edyr Lima, faleceu no último dia 31 de maio.

Em 1978 este senhor doou para aqueles que então governavam nosso município uma significativa coleção de peças (documentos,na museologia)

que originaram o Museu Municipal. Eram peças colecionadas ao longo de sua vida pessoal e profissional, uma grande variedade de objetos que registram a história de homens e de uma Cachoeira de outros tempos, de um Rio Grande do Sul de outros tempos, afinal somos o quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul.

Nada mais natural que este homem se tornasse o Patrono de uma instituição que nasceu com o propósito de contar e preservar essa história.

À sua maneira, o Dr. Edyr apoiava e prestigiava as atividades e eventos promovidos pelo Museu. Fazia visitas à Instituição sempre vestido no seu impecável estilo: terno completo, com gravata e colete, por vezes chapéu, seu pesado óculos e, na mão, seu anel de advogado.

Nessas visitas tinha sempre histórias para contar ora de um novo ob-jeto que havia conseguido e que, sempre dizia, mais tarde viria para o Mu-

seu, ora de sua querida Nicota. Aliás, era lindo ouvi-lo falar com tanto carinho de sua esposa Maria Antônia.

Era discreto em suas visitas, mas gostava de ser reconhecido como o Patrono do Museu, isso o envaidecia e o orgulhava!

Sempre cordial e atencioso com todos, tinha o bom humor como marca evidente.

Certa ocasião levou a equipe do Museu até sua Fazenda, lá no Piquiri, para conhecer a coleção que estava guardando para quando o Museu possuísse mais espaço para abrigá-la. E assim, a cada visita, questionava quando a Instituição poderia receber o restante do acervo, e as vezes saía bastante triste, pois não obtinha uma resposta.

Aos 94 anos, despede-se o cidadão que colecionava documentos. Se era intencional ou não, não importa, mas importa que sua coleção deu início a um dos grandes Museus do do Rio Grande do Sul, uma instituição que completará 33 anos em dezembro deste ano.

E vejam só: quis o destino que o Dr. Edyr Lima partisse no último dia do mês que encerra o Dia Internacional de Museus - 18 de maio.


Dr. Edyr - O  Patrono do Museu

Comentar Este Tema





Fotos e Galerias

S-museu S-Info Webmail

Parque Municipal da Cultura - Rua Dr. Silvio Scopel, 502 - Telefone (51) 3724.6017 - CEP 96.506-630 - Cachoeira do Sul - RS.br

Site:www.museucachoeira.com.br     E-mail:museu@cachoeiradosul.rs.gov

PROGRAMA MUSEU MEMÓRIA E CIDADANIA | MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS | PROJETO QUALIFICAÇÃO E INTERATIVIDADE SOCIAL
Ministério da CulturaDefenderPrefeitura Municipal de Cachoeira do SulAMICUSIPHAN
S-Maq