Museu Municipal

Cadastre-se

receba novidades



MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL - Patrono Edyr Lima

Horário de Visitação:

Segunda-feira, expediente interno

Terça a sexta-feira:

Manhã 8h -12h

Tarde: 13h30min - 17h30min

Sábados, domingos e feriados  das 13h30min - 17h30min 

Artigos   Clique no item para ver mais

Por que modernizar o museu?
28 de Novembro de 2009
Tipo: profissionais
Autor: Mirian Ritzel - Pesquisadora

Quase no final da década de 1970 o Dr. Julio Cezar Caspani, prefeito municipal, certamente amparado nas experiências vividas em sua juventude no Centro Cultural de Cachoeira, desejava que os jovens da sua cidade tivessem as mesmas oportunidades culturais que tivera ao frequentar o Círculo de Teatro, os recitais e conferências organizados pelo Dr. Erwin Wollfenbüttel, idealizador e diretor daquela que foi uma das mais expressivas instituições culturais da nossa história.
A Biblioteca Pública Municipal, criada em 1946, desempenhava a contento o seu papel e a Escola Superior de Artes Santa Cecília, sucessora da Escola Municipal de Belas Artes, labutava para oferecer oportunidades de cultivo à música e à arte em geral. Vez ou outra alguma peça teatral chegava aos palcos da cidade. Mas ainda era pouco diante de tantas outras possibilidades que a cidade oferecera no passado. Caspani queria mais.
O primeiro passo foi convidar a professora Lya Wilhelm, educadora experiente, para uma ideia que vinha se desenhando há tempos em sua cabeça: criar um museu municipal que, além de recolher objetos, documentos e registros históricos, pudesse buscar elementos para contar a história de um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul.
Dr. Edyr Lima, conhecido advogado da cidade, já havia oferecido ao Município um acervo de objetos históricos necessários à formação de um museu. Lya Wilhelm, empenhada na sua missão, passou a dedicar-se aos passos necessários para a formação de instituição cultural de tão relevante papel e ainda inédita em nosso meio. De lá para cá já se passaram 31 anos. O Museu Municipal expandiu-se, trocou de sede e hoje ocupa um casarão no centro do Parque Municipal da Cultura.
O casarão já está pequeno para as suas necessidades, pois a comunidade transformou-o em depositário de sua memória, aumentando considerável e permanentemente o acervo inicial do Dr. Edyr. A par disso, a modernidade e seus incessantes avanços tecnológicos, principalmente na área da informação, obrigam as instituições culturais ao aparelhamento que possibilite difundir os seus acervos e serviços e atingir parcela significativa da população – a juventude –, justamente a que precisa ser conquistada para garantir a preservação da nossa cultura.
Mas de que forma chegar a este ideal?
A oportunidade bate agora à nossa porta. O edital de modernização de museus instituído pelo Ministério da Cultura aprovou, em segundo lugar no país, o projeto apresentado pela Defender tendo como objeto o nosso museu. Cabe à comunidade, mais uma vez, abraçar a oportunidade e colaborar para que a contrapartida exigida possa viabilizar a aquisição de equipamentos tecnológicos capazes de dar esperanças de difusão e perpetuação de milhares de fotografias e documentos únicos que registram a história do quinto município criado no Rio Grande do Sul. Muitos municípios irão beneficiar-se com a tecnologia que permitirá disponibilizar registros históricos de interesse de todos que são originários de Cachoeira.
Digitalizar acervos é o sonho de pesquisadores, historiadores e gestores de museus e arquivos. Significa expandir a informação além do suporte original de papel, frágil por natureza e pela passagem inclemente do tempo. Esta será uma das tantas vantagens da modernização do museu. Mas a maior vantagem talvez seja a da elevação da nossa autoestima ao sabermos que o nosso Museu será o mais bem aparelhado do interior do Rio Grande do Sul, beneficiando a população, a memória e, principalmente, devolvendo a Cachoeira do Sul a sua marca de líder nas iniciativas culturais.


Comentar Este Tema





Fotos e Galerias

S-museu S-Info Webmail

Parque Municipal da Cultura - Rua Dr. Silvio Scopel, 502 - Telefone (51) 3724.6017 - CEP 96.506-630 - Cachoeira do Sul - RS.br

Site:www.museucachoeira.com.br     E-mail:museu@cachoeiradosul.rs.gov

PROGRAMA MUSEU MEMÓRIA E CIDADANIA | MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS | PROJETO QUALIFICAÇÃO E INTERATIVIDADE SOCIAL
Ministério da CulturaDefenderPrefeitura Municipal de Cachoeira do SulAMICUSIPHAN
S-Maq